A Poda das Árvores de Fruto

Trapos e Desatinos

Porquê podar as árvores de fruto?

As árvores de fruto precisam de ser cortadas regularmente para se manterem produtivas. A remoção de ramos mortos ou fracos fortalece as raízes da árvore e estimula um novo crescimento.
Realizar a poda de forma regular mantém a árvore saudável e contribui para uma boa produção de frutos.
Podar todos os anos estimula o seu crescimento e mantém a vitalidade da sua árvore de fruto, o que significará uma planta mais saudável e frutos de alta qualidade.
Ao podar estará também a abrir a copa da árvore. Isto ajuda a garantir um bom fluxo de ar que evitará o aparecimento de pragas e doenças fúngicas.

Quando deve ser feita a poda?

A época e frequência da poda depende do tipo de árvore e da sua idade. As árvores ainda jovens devem ser podadas a cada dois ou três anos. Já nas árvores mais velhas, pode fazê-lo a cada cinco anos, dependendo do seu crescimento.
As árvores frutíferas beneficiam da poda anual. Algumas árvores, como as perenes, não precisam de ser podadas, a menos que tenham galhos doentes ou mortos.
No caso das árvores de fruto de caroço de crescimento rápido, como a cerejeira e o pessegueiro, deverá realizar uma poda sazonal durante os meses mais quentes. Assim impede um desenvolvimento descontrolado, que afetaria as suas reservas de energia, diminuindo o crescimento.
Evite dar uma poda radical em qualquer árvore durante a estação da nidificação. Se existem aves a nidificar na sua árvore não deve podar de todo.

Como fazer a poda das suas árvores de fruto?

1. Primeiro avalie a árvore para determinar quanto precisa podar. É crucial não cortar os ramos principais da árvore. Os galhos principais são aqueles que crescem a partir do tronco da árvore. Os ramos menores, que crescem em cada ramo principal, são os que podem ser aparados.
2. Comece por podar os galhos mortos, doentes ou quebrados.
3. Depois apare os ramos que crescem muito próximos uns dos outros. Isto melhorará a circulação de ar entre os ramos e reduzirá as doenças.
4. Agora pode os galhos que atrapalham o movimento. Por exemplo galhos baixos, que interferem na passagem, ou outros altos demais.
5. Pode os galhos para moldar a árvore, especialmente se quiser fazer uma topiaria ou estiver a desbastar.
6. Embora aparar seja benéfico, cortar em demasia pode ser contraproducente. Nunca corte mais de 25% dos ramos da árvore.

Dicas para uma boa poda:

  • Faça sempre cortes perto de um botão. Estes são onde a seiva que alimenta o novo crescimento é mais concentrada. Cortar demasiado longe de novos rebentos põe em risco uma ferida que seca e "bloqueia" o próximo ponto de vegetação.
  • Tente não deixar cepos curtos quando podar os ramos, pois a madeira morta fomenta o apodrecimento e o bolor. Corte sempre o mais próximo possível da base de um ramo sem prejudicar o tronco principal.
  • Se precisar de remover um ramo grande, faça-o por etapas, para evitar danificar a casca ou quebrar a madeira de forma desordenada.
  • Elimine os "ramos ladrão" no início do verão. Os "ramos ladrão" são aqueles rebentos novos a emergir na base da árvore. Estes devem ser removidos, já que irão roubar energia dos ramos de fruto da sua árvore.

Existem diferentes técnicas para podar, dependendo do seu objectivo:

Poda de formação, para árvores jovens:

Depois de plantar, pode anualmente com vista à formação até a árvore ter chegado à altura de copa pretendida – nos primeiros cinco ou seis anos. Para galhos bem ramificados, pode os rebentos laterais e o tronco principal até um terço. O objetivo a longo prazo é que a copa se desenvolva em pirâmide. Esta poda de formação garante uma árvore bem desenvolvida e com uma boa forma.

Poda de manutenção, para árvores desenvolvidas:

As árvores frutíferas precisam de uma rotina contínua de poda de manutenção para assegurar que a copa não se torna demasiado densa. Retire os rebentos que estejam demasiado próximos uns dos outros, bem como os ramos ladrão. Se houver muitos ramos ladrão, remova apenas os rebentos muito grossos ou muito finos e mantenha os médios.

Poda regenerativa, para árvores mais velhas:

Frutos mais pequenos e uma copa muito densa são sinais de que uma árvore está com dificuldades à medida que envelhece. Estas árvores mais velhas podem ser revitalizadas com uma poda generosa, desbastando a copa e removendo os ramos em risco de partir. É melhor realizar este processo em dois anos consecutivos.

Poda em árvores de tronco único em espaldeira:

As árvores de fruto de tronco único em espaldeira são plantas cuidadosamente "domesticadas" para ficarem com formas estreitas, que lhes permitem desenvolver até mesmo em vasos numa pequena varanda. Devido à sua forma compacta elas necessitam de muito pouco espaço, mas ainda assim podem produzir muitos frutos. Estas variedades precisam apenas de algumas aparadelas de manutenção. Se tiverem rebentos laterais compridos será benéfico fazer uma poda mais radical.