O cultivo de Morangueiros

Trapos e Desatinos

Cultivar morangos em casa é uma experiência gratificante e acessível. Com um solo rico e bem drenado, além de exposição solar adequada, é possível obter morangos saborosos. Cuidados simples, como rega regular e poda, garantem uma colheita fresca e deliciosa, directamente do jardim caseiro.
Vamos tentar?

PLANTAR:
O morango pode ser cultivado em vasos, floreiras, cestas ou canteiros e precisa de terra sempre húmida e bem nutrida, com 25cm a 30cm de profundidade.
As plantas deverão ter entre elas o espaçamento de cerca de 35cm a 40cm.
É possível obter uma boa colheita de morangos em locais de sombra parcial mas as zonas mais ensolaradas desenvolvem morangos mais doces.
A colheita começa no final da Primavera e em alguns casos pode durar até ao Outono.

REGA:
Se houver pouca chuva e o solo for bem drenado, deve regar com bastante frequência.
Quando forem plantados, é necessário garantir que as plantas jovens tenham água suficiente para se poderem desenvolver.
Para evitar que os morangos apodreçam, deve regar as plantas ao inicio do dia, pois assim os morangos na planta podem secar durante o dia.

FERTILIZAR:
Para poderem desenvolver frutos saudáveis e saborosos, os morangueiros precisam regularmente de fertilizante com potássio, que aumentará também a sua resistência contra pragas e doenças.
A primeira fertilização deve ser feita na altura do plantio e recomenda-se uma segunda fertilização cerca de seis semanas depois.
Outra altura importante para a fertilização é após a colheita, pois nessa fase as plantas estarão desgastadas e precisarão de nutrientes para regenerar-se.

PODAR:
Após a colheita, deve cortar as folhas velhas, deixando apenas 2 a 3 folhas verdes.
Ao cortar estas folhas, estará a reduzir a probabilidade de pragas e doenças e a favorecer a formação de botões de flores para a colheita do ano seguinte.